segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vamos doar cabelo? (+ Hair Care Routine)

http://www.littleprincesses.org.uk/donate-hair/
O texto de hoje tem um registo um pouco diferente do habitual, assim como o conteúdo e será mais direcionado para o público feminino, não pretendendo, claro, excluir ninguém! Eu costumo ser das pessoas mais desleixadas que vocês podem conhecer no entanto, há uns meses, tomei uma (pré)decisão, que não sei se terei coragem de o fazer, mesmo que a vontade seja grande, e que me faz ser mais cuidadosa. Vou "abrindo caminho" para isso...
Decidi que queria doar cabelo. E porquê? Porque, apesar de ser agora um pouco desleixada, enquanto criança sempre fui muito vaidosa, gostava de pôr lacinhos, fitas, todos os acessórios e mais algum, e custa-me pensar que poderão haver meninas que, por algum problema, seja cancro ou não, não o podem fazer. Com certeza, a autoestima destas crianças fica abalada desde muito cedo e é díficil pensar que alguém tem de passar por isso. 
Inicialmente, a minha ideia até era entrar em contato com o IPO para saber se receberiam o meu cabelo, mas depressa descobri que por este país à beira mar plantado dizem que já há cabelo doado que seja suficiente para as cabeleiras que necessitam. Não sei se concordo, mas não podia ficar por aí... Então procurei e foi com facilidade que encontrei a Little Princess Trust, no Reino Unido, para onde poderei enviar o meu cabelo quando a minha força de vontade for maior que o resto! Precisarei de cortar, no mínimo, 30 centimetros para ter a certeza de que o meu cabelo vai ser usado, mas além disso também preciso de ter alguns cuidados, de forma a que não esteja demasiado danificado e que o possam, em conjunto com o de mais pessoas, transformar numa cabeleira que alguma menina usará. Afinal de contas, por mais valor que tenha a ação em si, custa um pouco pensar que iria estar a fazer o esforço, de boa vontade, para o bem de alguém, e acabaria por ser descartado, right?
The point is: há alguns anos, devido a pinturas e outras coisas que fiz no cabelo, ele está um pouco danificado e as pontas espigadas são uma constante, mesmo depois de o cortar, então agora há uma série de "regras" (feitas por mim, claro) que tenho de cumprir. Deixo-vos aqui os meus hábitos, seja porque simplesmente querem um cabelo saudável, ou porque vão ficar a pensar na minha proposta de doar cabelo:
produtos cabeleireiro
  1. Lavo-o 3 vezes por semana e, quanto ao shampoo, vou variando entre 2 gamas da L'Oreal Professionnel: a Absolut Repair e a Sensi Balance. Há vários anos que uso este último e melhorou visivelmente, desde o início, a qualidade do meu cabelo, em comparação com alguns shampoos de supermercado que usava (mas nada contra!).
  2. Sempre que lavo o cabelo, aplico o condicionador Schwarzkopf Gliss da linha Ultimate Oil Elixir, que ainda não uso há muito tempo mas estou a gostar bastante. E, como é óbvio, um produto de supermercado também pode ser bom e beeem mais barato.
  3. Uma vez por semana, faço a parte mais chata, que me faz esperar uns 3 ou 4 minutos: aplico a máscara. Andava a usar a da gama, já referida, Absolut Repair, no entanto por causa das agressões ao cabelo típicas desta época do ano, foi-me aconselhada a da linha Solar Sublime da L'Oreal Professionnel (quando vou para a praia também costumo usar o shampoo desta linha). Adoro a textura destas máscaras e duram imenso tempo, além de que têm um cheirinho suuuper agradável, que fica no cabelo, por isso vale a pena a espera!
  4. Depois da lavagem e para me ajudar a desembaraçar o cabelo, sem o partir demasiado (algo que é muito complicado), uso o "Óleo Maravilhoso" da gama Ultra Suave da Garnier. E, neste momento, já estão a pensar "Que salada de marcas e gamas que ela usa!" (true, mas não vejo mal nisso, nem nunca me foi desanconselhado).
  5. Algo que também já não faço há algum tempo é secar o cabelo com o secador, mas por pura preguiça, no entanto também perdi o hábito de esfregar o cabelo com a toalha, o que quebra os fios. Em vez disso, faço o típico "turbante" mal saio do banho, que uso enquanto me visto (o que também não é o melhor, mas...) e depois apenas deixo a toalha nas costas para absorver a humidade e não molhar a roupa. Mas soube, recentemente, que o melhor seria usar uma t-shirt de algodão para secar o cabelo.
  6. Tenho o cabelo muuuito comprido mesmo e, por isso, tenho de dormir sempre com ele apanhado para não ficar cheio de "ninhos", mas a questão é: não devemos apertar demasiado o cabelo e também não posso dormir só com um rabo de cavalo porque fica emaranhado na mesma. Durmo, então, com o cabelo de três maneiras possíveis: duas tranças, bem pouco apertadas e presas com elásticos que também não forcem muito; ou um top bun também bem soltinho; ou ainda com duas "tranças" só de duas partes, que puxo para o topo da cabeça e prendo com alguns ganchos invisíveis (também de forma leve), o que me dá uns caracóis soltos incríveis durante o dia seguinte!
    trança braided hair
    Penso que dá para perceber como faço, não? (Aqui, ainda tinha o cabelo avermelhado e bem mais curto!)
  7. Estou, agora, a tentar habituar-me, também, a colocar todos os dias o reparador de pontas espigadas da linha Ultimate Repair da Schwarzkopf Gliss, mas não acredito, sinceramente, que seja possível fechar as pontas do cabelo (mas, pelo menos, fica hidratado) e também não sei se terei paciência ou se me lembrarei todos os dias de aplicar. Terei mesmo de tirar um bocadito de comprimento no fim do verão...
  8. Outra coisa que faço (extra): quando vou para a praia/piscina, também borrifo sempre o cabelo, já há alguns anos, com o condionador em spray da linha BC Sun Protect da Schwarzkopf Professional.
That's it.
Boa semana a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...