sábado, 16 de julho de 2016

Eu ❤ Cozinhar: Almoço de sábado

Se ainda não têm ideia do que vão fazer para o almoço ou jantar de hoje, fiquem por aqui!
Como esta semana, por motivos desconhecidos, me custou a passar e ontem foi dia de tristeza e o que rima com "pós-tristeza" é comida, claramente, hoje trago-vos aqui uma receita muuuito fácil e saudável q.b., que costumo fazer e que todos os que provaram, definitivamente, aprovaram. Não que me esteja a gabar! Mas parte da minha felicidade está na cozinha, seja para fazer ou para comer, so...
Costumo fazer isto várias vezes e se calhar posso chamar de Salmão Gratinado, não? Também costumo colocar as coisas "a olho" e sai bem, don't worry.
 

Ingredientes (para 6 pessoas; 1 lombo por pessoa): 
- 6 lombos de salmão (eu gosto dos do Pingo Doce)
- 1 limão
- 1 cebola pequena picada 
- Azeite
- Alho em pó, Oregãos e Sal q.b.
- 2 iogurtes naturais 
- Maionese magra Calvé 
- Queijo Mozzarella ralado (Pingo Doce)

Modo de Preparação:
  1. Descongelem os lombos de salmão (no microondas ou ao natural, é com vocês) e depois de descongelados, passem um a um com o sumo do limão, o sal e o alho em pó e deixem a repousar.
  2. Numa tigela, coloquem os dois iogurtes e misturem com a quantidade de maionese que acharem que está ao vosso gosto (podem ir provando, que é bom!).
  3. Enquanto isso, numa frigideira grande, deixem aquecer o azeite com a cebola picada e os óregãos; depois da cebola estar lourinha, coloquem aí o salmão e deixem-no cozinhar até já não estar cru (apenas isso).
  4. Retirem os lombos de salmão da frigideira para aí colocar o molho de iogurte e maionese e deixá-lo ficar bem apurado; quando estiver num tom mais escuro, voltem a colocar lá o salmão, tapem e deixem o molho começar a fervilhar, até que o salmão também já esteja alourado.
  5. Numa travessa grande (para ir ao forno), coloquem os lombos de salmão e o molho e cubram com a quantidade de queijo ralado que desejarem.
  6. Levem ao forno préaquecido, a 160º, e deixem o queijo derreter e alourar (aqui, eu só ligo a resistência de cima do forno).
E pronto, é fácil, não é? Sirvam com o vosso acompanhamento preferido. Eu tenho preferência por dois: quando tenho menos tempo, é o arroz branco; quando a cozinha me chama mais cedo, gosto de acompanhar com espinafres salteados. Muito fácil, também!

11 comentários:

  1. Ai, Meu Deus.. que delícia <3
    Amo salmão, mas nunca comi gratinado. Amei a receita e irei reporduzí-la.
    Obrigada por compartilhar kkkk

    Beijos linda <3

    ResponderEliminar
  2. Cozinhar é maravilhoso! Esta receita é ótima, bem fácil de fazer. Fiquei com água na boca! Já anotei aqui, muito obrigada minha linda por compartilhar.

    ResponderEliminar
  3. Menina que prato maravilhoso! Aqui em casa minha mãe sempre faz salmão grelhado, gratinado assim nunca experimentei, parece maravilhoso, já vou compartilhar com ela essa receita :)

    bjus

    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderEliminar
  4. Eu só comi salmão como sashimi. Gratinado assim nunca. Vou falar pra minha mãe fazer rsrs pq eu não sei fazer nem miojo. Parabéns pelo dom e pelo blog! Bjjss

    ResponderEliminar
  5. Que delicia que deve ter ficado, adoreii essa receita, já quero fazer ela aqui. Adoro o salmon é tão gostoso, gratinado deve ficar muito bom!!! Adorei, Beijao

    ResponderEliminar
  6. Nossa adorei a receita, sou doida pra comer salmão assim. Parece que ficou muito bom e não me pareceu difícil xe fazer. Huuuum deu até Água na boca haahahahaha. Parabéns pela receita !! Beijos

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta receita! Valeu pela dica e até a próxima!

    ResponderEliminar
  8. Que delicia parece estar ótimoo ,nunca comi salmão mas me deu vontade agora .

    ResponderEliminar
  9. Nossa, eu não comi isso, amo muito salmão.
    Um dia eu vou fazer, deve muito bom HUMMM!!!
    Adorei seu post.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu adorei a receita pena que não como salmão dessa forma. Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Ay que delicia de receita ja quero experimentar aqui em casa, será que o pessoal vai gostar?! Por que eu ja estou com água na boca. Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...