sábado, 25 de junho de 2016

Eu ❤ Cozinhar: Gulodices mais ou menos light

Nos tempos que correm a poupança tem, sem dúvida, de estar presente nas nossas vidas e pequenos gestos, a começar em casa, podem fazer uma grande diferença, como evitar colocar restos de comida para o lixo. Podemos sempre arranjar receitas criativas (ou até menos criativas) para reaproveitar o que sobrou do almoço e fazer um jantar ou um lanche diferente, o que não é novidade.
Entre outras coisas, gosto bastante de cozinhar e deixa-me absolutamente maravilhada poder, nesta época mais quente, fazer pratos mais frescos e mais coloridos. Hoje, trago-vos a receita da minha última quiche, que não é nada de muito complicado e até acaba por ser saudável, quando utilizados os ingredientes e as quantidades certas. Além de ser uma coisa relativamente simples de se preparar, para mim, é uma autêntica terapia estar na cozinha e, de certo, também o será para muitos de vós, assim como comer, não é? (Yes, it is)

 

Quiche de Delícias do Mar

O ANTES

Ingredientes:
- Massa quebrada (do Pingo Doce - 230 g)
- 2 ovos
- 200 ml de natas de soja
- Óregãos e sal q.b.
- 1 cebola pequena picada
- 150 g de queijo mozzarella ralado
- 150 g de queijo em cubo para saladas (do Pingo Doce)
- 250 g de delícias do mar
- 200 g de ervilhas congeladas
- 150 g de milho doce



Modo de preparação:
- Batem-se os ovos (pode ser com um garfo) com as natas de soja, os óregãos, o sal e a cebola picada. 
- Cortam-se as delícias do mar em cubos e misturam-se com o queijo para saladas, o milho e as ervilhas, previamente passadas por água quente, e adiciona-se o primeiro preparado à mistura.
- Numa tarteira (Ø 26,5 cm - a minha), estica-se a massa, ainda no papel vegetal, coloca-se o recheio e cobre-se com o queijo ralado.
- Vai ao forno, durante 40 minutos (aproximadamente), a 180ºC, ou até estar bem dourada.

Pode ser servida ainda assim quentinha para o jantar, ou fresca para comer ao lanche, como a fome vos mandar. De qualquer das maneiras, depois de cortada, fica bem colorida.

O DEPOIS
Desta vez, não utilizei sobras de comida, no entanto costumo usar muito o salmão grelhado que fica do almoço e as batatas e cenoura cozidas cortadas aos cubinhos, ou ainda restos de frango assado, por exemplo. Os ingredientes que se podem usar numa quiche são imensos (assim como as combinações), basta sermos criativos: fiambre, cogumelos, salsichas, bacalhau, atum, tomate, pimento, feijão verde, bróculos, espinafres, etc. Aceito sempre sugestões! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...