terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Eu ❤ Cozinhar: Ceia de Natal

Olá!
Sem ser a minha tortilha da semana passada, já não vos trazia receitas há algum tempo, não é?
Hoje, trago algo que fazemos, aqui em casa, para a noite de Natal, já há alguns anos, e que, embora tenha o que é normal comer nessa noite, é diferente e creio que bem mais saboroso! E até mesmo as pessoas mais "tradicionais" têm aprovado este prato. É, como a maioria do que costumo cozinhar, super simples, embora possa levar um bocadinho mais de tempo a ser confecionado. Mas é para uma refeição, por norma, especial. Não é verdade?
Confesso que não sou grande fã do bacalhau e as batatas cozidas e, por isso, para mim é um alívio ver que os meus pais também gostam de ser originais na consoada! Então, fica aqui o nosso prato dos últimos Natais...

Bacalhau com Pimentos

Ingredientes (para 5 pessoas):
- 1kg batatas grandes
- 5 postas de bacalhau demolhado
- 1 pimento
- 2 cebolas
- 2 ovos cozidos
- 4 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 1 raminho de salsa
- 3 conchas de azeite
- Colorau q.b. 

 Modo de preparação:
  1. Antes de mais, por ser bacalhau e por não estarmos habituados a muito sal, este não vai ser usado, mas notem que podem adicionar.
  2. Cortam-se as batatas e as cebolas em rodelas grossas, picam-se os dentes de alho e a salsa, e corta-se o pimento, de alto a baixo, em tiras.
  3. Cobre-se o fundo de um tabuleiro grande com algumas rodelas de cebola e o alho picado e, em cima, dispõem-se as postas de bacalhau, com a pele para baixo; nos intervalos, dispõem-se as rodelas de batata, as tiras de pimento, a salsa e o louro.
  4. Espalham-se as rodelas de cebola que sobraram, rega-se tudo com o azeite e polvilha-se com colorau.
  5. Cortam-se os ovos em rodelas e espalham-se, também, por cima do que já está no tabuleiro.
  6. Por fim, no forno, previamente ligado, a 200º, deixa-se ficar o bacalhau por uma hora, ou até estar tudo completamente cozinhado e alourado.
  7. Pode-se acompanhar, como é típico, com a couve cozida (e uma fatia de broa também cai bem!).
Já é tradição, cá em casa, servir como entrada o camarão cozido com molho cocktail, que eu faço, bem simples (300ml de maionese, 2 colheres (sopa) de ketchup, 1 colher (sobremesa) rasa de mostarda e 1 colher (chá) de molho inglês) e também umas amêijoas cozinhadas num molho que, para mim, permanece segredo. Ehehe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...